Tese - Visualização e valorização da paisagem a partir de Geogame
Autor: Ítalo Sousa de Sena
Ano: 2019
Os ambientes virtuais produzidos para jogos digitais têm potencial para a representação dos elementos geodiversos da paisagem, considerando os diversos processos presentes nos geossistemas. Nesta perspectiva, o Minecraft foi utilizado como ferramenta de representação espacial e visualização da paisagem geodiversa da Serra de Ouro Preto, associado a um game-design como motivador da exploração do território e interpretação dos valores da paisagem. A pesquisa partiu da hipótese de que o ambiente virtual de representação, atrelado a um jogo exploratório, é capaz de favorecer a visualização e abstração dos valores relativos aos serviços geossistêmicos, provendo bases para a construção de uma imagem geodiversa da paisagem cultural da Serra de Ouro Preto, considerando os elementos que constituem a configuração espacial da cidade. Como forma de investigação da questão, a pesquisa se desenvolveu a partir da criação de um geogame utilizando o jogo digital Minecraft, considerando locais de interesse para a geodiversidade presentes na Serra de Ouro Preto. A tese apresenta como contribuição o método de construção do GeoMinasCraft e de avaliação de resultados, que permitiram a mensuração da interação de nativos digitais com o ambiente virtual do jogo e a avaliação do desenvolvimento da consciência espacial e de aspectos gerais da geodiversidade local