O relato de experiência didática é um texto reflexivo escrito pelo(a) professor(a), no qual conta sua experiência de ensino e aprendizagem vivenciada com seus estudantes. Nesta página, você encontra orientações sobre a escrita da experiência.
Relatar sobre uma experiência didática é desenvolver uma narração detalhada de experiências vividas, o assunto é abordado sob o ponto de vista de quem o relata (narrador). Portanto, é interessante um texto fluído que denote vivacidade, movimento.
Nesse sentido, o texto traz os movimentos experimentados pelo docente, a dinâmica das respostas dos estudantes, os caminhos refeitos. Tenha isto em mente ao escrever.
Busque trazer o que foi feito, por que foi feito, como foi feito e que resultados foram alcançados. Para dar conta dessas questões e, ao mesmo tempo, mostrar a vida que pulsa nas salas de aula, alguns procedimentos são necessários:
- Planejar o texto antes de escrevê-lo, de forma a separar o essencial do acessório, fazer uma pré-seleção dos episódios e das informações mais importantes e organizar seu percurso (começo, meio e fim).
- Reler o texto enquanto escreve para averiguar clareza, coesão, ausências, excessos, repetições. Para isso, é preciso levar em conta o destinatário (que não esteve presente na situação) e, colocando-se em seu lugar, pensar: esta informação é realmente relevante para a compreensão do trabalho? Este trecho está devidamente compreensível? Esta passagem precisa ser mais sintetizada ou mais detalhada?
- Revisar a produção final cuidando da divisão de parágrafos, da pontuação, ortografia, acentuação, concordância.
- Não se preocupe com a quantidade de escritos, mas com a qualidade das informações.
O professor autor produz uma análise crítica sobre a sua própria prática, produzindo efeitos não somente para o interlocutor, mas, também para si mesmo.