Conte-nos sua trajetória e suas narrativas enquanto professor de Geografia

Prezado (a) professor (a), este menu propõe a escrita de narrativas e trajetórias dos professores de Geografia. São suas histórias e memórias marcadas pela Geografia Escolar, com os diversos entrecruzamentos pessoais, somando-se às vivências, lutas e conquistas.
Esse compartimento foi pensado, sobretudo, como uma resposta às incongruências que permeiam a docência no Brasil. Um público docente envolto por uma conjuntura de precarização e desvalorização da docência que tem colaborado para que a profissão não se mostre uma escolha atrativa no Brasil.
Acreditamos que a troca de memórias é uma forma essencial de legitimar, fortalecer e integrar de maneira crítica e reflexiva o nosso campo profissional. Além disso, essa interação coletiva transcende o ambiente isolado da sala de aula, tornando-se uma atividade docente que também se constrói por meio da socialização.
Através da memória, podemos aprender com as experiências vividas, compreendendo as ocorrências sociais enfrentadas por diferentes grupos, incluindo conflitos, preconceitos e outras questões relativas ao espaço social como palco de lutas e conquistas. Essa perspectiva permite uma análise mais profunda e contextualizada do passado, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as realidades presentes e a construção de um futuro mais consciente e informado.
Segundo o Caldeira (1998), a memória de um grupo é produzida socialmente, não se trata somente de uma produção individual. Ela associa, no passado e no presente, experiências do grupo que interpreta e reinterpreta o passado e usa essas interpretações para dar sentido a sua experiência presente e para legitimar diferentes interesses. Assim, as leituras de memórias são sempre sujeitas a reinterpretações à medida que o presente e as condições sociais do grupo mudam (Ibid., p. 21). Nesse sentido, a ideia de compartilharmos múltiplas histórias é criar percursos docentes, uma polifonia de muitas escritas, impressões, opiniões, trajetórias e histórias que envolvem o processo de tornar-se professor de Geografia.

Para enviar sua história, preencha o formulário:

Formulário