Artigo - Ensino da Geografia na perspectiva da Inclusão Escolar: escassez de pesquisas e demandas em profusão

Autores: Izis Santiago e Grace Bungenstab Alves

Publicado no 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias na Universidade Estadual de Campinas

Ano: 2019

Artigo publicado no 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias na Universidade Estadual de Campinas, em
2019. O artigo aborda sobre a inclusão escolar como uma demanda urgente para pensarmos uma sociedade mais justa e igualitária, baseada na participação de todos os alunos, sem exceções, na construção do conhecimento. Segundo os autores, o tema ainda é pouco pesquisado na Geografia, os pesquisadores que tratam deste assunto costumam se debruçar sobre uma ou duas necessidades ou deficiências, produzindo técnicas e/ou materiais pedagógicos que atendam a um público específico, desconsiderando as demais necessidades. Nesta pesquisa são analisados e quantificados as publicações voltadas à inclusão escolar em revistas de ensino de Geografia. Foram selecionadas as revistas com QualisCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de A1 a B5 considerando as revistas que apresentassem os nomes ensino e Geografia no título. Foram selecionadas as revistas: Geografia, Ensino & Pesquisa (REGEP), PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Revista Ensino em Geografia e Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino – GEOMA. Foi realizado um levantamento dos artigos do eixo Ensino de Geografia que apresentavam a temática inclusão escolar em seus títulos ou palavras-chave. O levantamento dos dados foi possível a partir das publicações disponibilizadas nos sites das revistas selecionadas, considerando os últimos dez anos. Foram quantificados e analisados todos os artigos sobre a temática a fim de concluir o volume e as características das pesquisas publicadas a respeito do ensino da geografia na perspectiva da inclusão escolar. Assim os autores verificaram a escassez de pesquisas sobre a inclusão escolar no ensino de Geografia