O GeoEnsine (GE) é um projeto transmidiático atrelado ao Observatório do Ensino de História e Geografia que surge a partir de resultados de uma pesquisa de doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de curadoria de conteúdos digitais e formação colaborativa de professores de Geografia.
O projeto nasce de forma estratégica e embasado nas necessidades formativas dos professores, para fazer pontes e dilatar os conteúdos relacionados ao Ensino de Geografia na plataforma “Observatório” e, também, trafegar por outros espaços da internet ou fora dela. Portanto, ele surge de uma cultura de convergência que se utiliza de diferentes veículos de comunicação como estratégia de produção e circulação de conteúdos, fusionando diferentes ciberespaços em multiplataformas para construir um envolvimento coletivo de múltiplas autorias e narrativas transmídia.
Nas narrativas transmidiáticas, as mídias dialogam, se entrelaçam e convergem, representando uma estratégia de engajamento e interação com o público, no nosso caso com os professores de Geografia. Dessa forma, elas promovem a disseminação textual e “reformulações no ecossistema audiovisual”, ao criar novas formas de envolvimento que se juntam e expandem os antigos processos de produção e consumo de conteúdos (Santaella, 2013, p.325).
Nessa direção, o GeoEnsine adota processos comunicativos e colaborativos para a produção de conhecimento participativo. Dessa forma, constrói-se uma polifonia, um espaço ou espaços onde novas escritas, narrativas e materiais são criados por meio de uma interdependência de várias “vozes”. Esse ambiente polifônico torna-se um lugar fértil para o surgimento de diversas perspectivas e abordagens, que enriquecem o projeto de ensino de Geografia de forma significativa.
Aqui neste espaço, o GE tem conteúdos mais formais e profundos, uma interface que apresenta um conjunto de elementos visuais, como botões e menus, através dos quais os usuários interagem para acessar materiais de curadoria de conteúdos digitais na área da Geografia Escolar (cursos, e-books, notícias, podcast e outros). Também há possibilidades de colaboração pelos professores, na medida em que oportuniza aos usuários o compartilhamento de materiais, narrativas e experiências didáticas.
Na rede social Instagram, o GeoEnsine comunica e interage com uma coletividade de professores de Geografia. As duas mídias (site e rede social) podem ser compreendidas isoladamente, são autossuficientes e independentes, mas também se complementam, se fundem e conectam. Cada uma potencializando suas características expressivas.
Nesse sentido, o GE é um projeto transmidiático, de curadoria, colaborativo, formativo e público (de acesso aberto). Ele é transmidiático pela possibilidade de comunicação ampla, plural e diversificada com cada plataforma de mídia que ocupa; é de curadoria ao envolver a seleção cuidadosa de conteúdos digitais; é colaborativo e formativo, porque destina-se à formação de professores de Geografia por meio do compartilhamento de saberes e práticas.
Por sua vez, a criação é ética porque preza pela valorização humana e profissional dos docentes, como agentes indispensáveis para a construção cidadã. Além disso, apresenta-se como uma criação em ambiente digital com preocupação estética porque, como veremos adiante, apresenta uma identidade visual intencional e coerente com suas aspirações. Finalmente, não podemos deixar de acentuar a sua característica pública por pertencer a uma coletividade e permitir acesso aberto e gratuito.
O objetivo maior é que os significados dessas redes e interconexões multiescalares e multiplataformas possam repercutir em múltiplos desdobramentos nas escolas e nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia.