GeoEnsine em Tese

ALMEIDA, Daniela Gomes de. Geoensine: uma proposta de curadoria de conteúdos digitais e formação colaborativa de professores de geografia. 2023. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

RESUMO
Este estudo se desenvolveu em um contexto em que a internet e o ciberespaço se tornam componentes inseparáveis do espaço geográfico. Essa combinação resulta em um cenário socioespacial complexo que exerce impactos profundos na vida cotidiana das pessoas. Tais transformações não apenas afetam o ambiente educacional e o ensino de Geografia, mas também promovem discussões e mudanças significativas na formação dos professores. Utilizando de processos da pesquisa qualitativa com abordagem aplicada e empregando múltiplos métodos de coleta de dados, como questionários, observação participante e a criação de ambientes digitais, explorou-se maneiras de fortalecer a formação colaborativa de professores de Geografia por meio de uma perspectiva on-line e transmidiática. O objetivo central do trabalho foi investigar como facilitar a troca de experiências, materiais didáticos e conhecimentos teóricos, realizando essa troca por meio da criação e curadoria de conteúdos digitais e da colaboração docente em rede. Para atingir esse propósito, investigou-se as necessidades formativas de um grupo de professores de Geografia e, com base nos dados coletados, desenvolveu-se o projeto GeoEnsine em plataformas digitais, como a rede social Instagram e o já consolidado Observatório de Ensino de História e Geografia. Por meio da observação participante em ambiente digital e aplicando conhecimentos sobre a configuração de conteúdos online, foi construída interfaces colaborativas que aproveitaram a convergência transmidiática entre plataformas. Como resultado dessa abordagem, conseguiu-se estruturar um modo de tramar um sistema de formação de professores em rede, capacitando os educadores a compartilharem, colaborarem e cocriarem experiências formativas enriquecedoras. Ao interagirem em ambientes digitais, foi possível divulgar, curar conteúdos, colaborar na criação e recriação de experiências, culminando em um processo formativo significativo. Nessa direção, a pesquisa demonstrou que a curadoria de conteúdos digitais na educação é uma prática importante em meio a intensa profusão de artefatos e informações que circulam na internet. Nesse ambiente é necessário escolher, selecionar e recomendar aqueles que são mais significativos e apropriados para o trabalho pedagógico. Ademais a atividade curadora se torna ainda mais relevante quando envolve a participação coletiva dos professores e o compartilhamento de experiências, materiais e trajetórias no processo de formação docente.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Formação de professores. Curadoria Digital. Colaboração on-line. GeoEnsine.

A tese será disponibilizada após aprovação em banca de defesa.