Percursos Docentes
Daniela Gomes de Almeida / Pedagoga, Geógrafa, Professora de Geografia e idealizadora do GeoEnsine
“Como professora e formadora, vejo a docência refletida na minha própria imagem e na imagem que tenho do mundo e dos estudantes”.
Sou Daniela Gomes de Almeida, Pedagoga, Geógrafa e Professora de Geografia. Natural e residente em Uberlândia/MG, sou autora da tese de doutorado que deu origem ao projeto GeoEnsine. Minha trajetória na educação já totaliza 13 anos. Iniciei na docência no ensino privado como professora de Geografia e Filosofia para o ensino fundamental e médio, também atuando na Educação Especial - período em que realizei pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado para poder atender melhor o público da Educação Especial. Em 2015, entrei para o ensino público municipal também como professora de Geografia. Em 2017 e 2018 cursei mestrado pela UFU na área na Educação e Ensino de Geografia. Em 2019, iniciei uma nova etapa em minha trajetória profissional, foi convidada para atuar no Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz) vinculado a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, onde atuo desde então com as seguintes frentes de trabalho: Formação de professores, projetos de Educação Ambiental e de Tecnologia Educacional. Em 2019 também iniciei o doutorado em Educação e Ensino de Geografia pela UFU. Filha de professora e de carpinteiro, orfã de mãe e pai desde os seis anos de idade, vi nos estudos e na educação minha oportunidade profissional, um campo que desperta cada vez mais meu interesse e entusiasmo. A chegada de minha filha em 2021 tem me trazido outros olhares para a pedagogia, suscitando novos focos de interesses profissionais e de estudos, agora mais voltados para as infâncias. São ciclos que se fecham, outros que se abrem, mas que se entremeiam em um conjunto de saberes e experiências. Acredito na educação! A educação mudou minha vida e é a chave para a emancipação social e para a conscientização e sensibilização no âmbito coletivo. Não consigo separar minha trajetória pessoal da trajetória profissional, porque como professora e formadora, vejo a docência refletida na minha própria imagem e na imagem que tenho do mundo e dos estudantes. O GeoEnsine faz parte dessas aspirações, pois acredito que precisamos lapidar a docência, realizar trocas mais humanizadas e reais que de fato toquem nossas experiências cotidianas e enriqueçam os processos de aprendizagem. E, a Geografia, ela é a própria vida, traz elementos valiosos para a compreensão de nós mesmos e do contexto em que vivemos.
Michel André de Souza / Professor de Geografia na rede pública municipal de Paraguaçu Paulista -SP
“Um apaixonado pelo uso de tecnologias digitais na educação, as utiliza para aprimorar o ensino e a aprendizagem nas aulas de geografia”.
Michel André de Souza é professor licenciado em Geografia (Unesp, 2013) e atualmente está concluindo a graduação em História, além de estar iniciando a Licenciatura em Pedagogia. Possui experiência como professor de Geografia na rede pública municipal de Paraguaçu Paulista SP, onde atua desde 2014 e atualmente leciona na rede privada na escola Mentes do Futuro. Está cursando especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação e é um apaixonado pelo uso de tecnologias digitais na educação, as utilizando para aprimorar o ensino e o aprendizado nas aulas de geografia.
Alécio Perini / Professor Adjunto da Universidade Federal de Jataí
“Filho de professora e fruto da escola pública, acredito que o único meio de ascensão social da classe trabalhadora é por meio da educação, e da qualificação profissional”.
Me chamo Alécio Perini Martins, sou professor de Geografia. Filho de professora, que trabalhou a vida toda com alfabetização de crianças e adultos, sempre entendi a importância e o valor da educação. Optei pela profissão ainda no ensino médio, mas durante a graduação decidi que seria professor universitário. E comecei a me preparar, participando de projetos de iniciação científica, cursando mestrado e doutorado.
No ano de 2008, ainda no mestrado, fui aprovado em concurso público para o cargo de Geógrafo, no então Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás (atual Universidade Federal de Jataí). Em 2013 iniciei na docência, completando em 2023 dez anos de atuação na formação de professores e bacharéis em Geografia. Após o término do doutorado, em 2015, passei a orientar pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFJ, e a coordenar projetos e publicar artigos científicos que permitiram que me tornasse bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.
Filho de professora e fruto da escola pública, acredito que o único meio de ascensão social da classe trabalhadora é por meio da educação, e da qualificação profissional. Me sinto orgulhoso em formar novos professores de Geografia, cientes de sua responsabilidade na construção de uma sociedade melhor. Como professor de curso noturno, recebo anualmente discentes trabalhadores que, após uma jornada de 8 horas de trabalho, vão até a universidade em busca de qualificação. E, muito além da qualificação, é gratificante ver seu amadurecimento pessoal e cidadão.