PROJETO GEOFISA EXPLICA: CURTINDO E COMPARTILHANDO GEOGRAFIA NAS REDES SOCIAIS – VÍDEO 1: A GEOGRAFIA DA PARAÍBA EM VERSOS
Sandra Lessa da Silva Ferreira
Natieli Tenório da Silva
Éricka Araujo Santos
Michel Monteiro Ferreira
João Pessoa/PB – 2023
Introdução
As redes sociais tornaram-se importantes ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. Durante a pandemia do Covid-19, ficou ainda mais evidente a utilização desses recursos por meio de aulas virtuais e demais estratégias de trabalho não presencial, uma vez que “permite o acesso de uma maior quantidade de registro de informações geográficas em forma digital, possibilitando o estudo dos conceitos e das categorias da Geografia” (SCHUCK et al.,2020 p. 1143).
A proposta central do presente projeto consiste, portanto, em selecionar determinados objetos do conhecimento da Geografia e apresentá-los nas redes sociais no formato de vídeos com o devido aprofundamento conceitual, a partir de práticas de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais – GEOFISA da Universidade Federal da Paraíba.
Cada vídeo, uma vez disponibilizado nas redes sociais, poderá ser utilizado em diferentes práticas pedagógicas, considerando sua linguagem acessível aos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A proposta envolve a elaboração de três vídeos temáticos por uma equipe integrada ao GEOFISA, denominada de GEOFISA Explica, com um tempo duração de cinco a sete minutos.
Com base no argumento de Castellar e Vilhena (2010, p.18) de que “a educação geográfica contribui para que os alunos reconheçam a ação social e cultural de diferentes lugares, as interações entre as sociedades e a dinâmica da natureza que ocorrem em diferentes momentos históricos”, o primeiro produto com o título: A Geografia da Paraíba em Versos, propõe ao estudante uma abordagem simples e direta de diferentes conceitos e elementos da Geografia do estado da Paraíba que também são aplicáveis em outras leituras do espaço geográfico.
A arte se faz perceptível nas rimas do cordel, na música regional de fundo e nas fotografias apresentadas, estes elementos possibilitam, além de uma melhor percepção dos temas em destaque, a interação com os aspectos culturais apresentados. Nesta lógica, a afirmativa de Morais (2013, p. 263), se faz relevante ao destacar que “para ensinar Geografia é preciso que o professor se encante e encante o aluno com uma práxis pedagógica que o faça descobrir e compreender a Geografia como ciência, arte e vida”.
Em todos os níveis educacionais, culturais e econômicos, os problemas ambientais despertam interesses e preocupações. No currículo escolar a temática é compartilhada por outras áreas do conhecimento, entretanto, a Geografia por meio de sua análise sistêmica da natureza apresenta uma estrutura conceitual de relevância para a educação. “Contemporaneamente, o Estudo do Meio é uma metodologia de ensino interdisciplinar que possibilita estudar as modificações do espaço no tempo, analisando sua marca na própria paisagem, realizando uma leitura do espaço humano, em múltiplas ações combinadas e complexas sempre calcada na valorização da identidade e no reconhecimento da diversidade, que contribui para um fazer coletivo.” (SULAIMAN e TRISTÃO, 2008. p. 346)
Cabe ainda reforçar que o estudo ambiental, portanto, está integrado aos conceitos fundamentais da Geografia: paisagem, região, território, lugar e sociedade (ser humano/natureza). Considera-se também, no processo ensino/aprendizagem a importância em desenvolver e aprofundar o diálogo conceitual a partir dos recursos disponíveis.
Materiais e métodos
A diversificação de linguagens, na construção do conhecimento geográfico, amplia as possibilidades de aprendizagens, atingindo assim resultados significativos por meio de uma interação devidamente planejada. O uso de vídeos na condição de recurso complementar e/ou elemento de discussão no aprofundamento do objeto do conhecimento em análise, pode ser uma das muitas práticas em sala de aula.
Nas aulas de Geografia, as múltiplas linguagens utilizadas como recursos pedagógicos podem ser aplicadas de forma separada ou integradas quando estas se complementam na interpretação e discussões acerca do espaço geográfico. A construção da aprendizagem, por meio de imagens, textos e sons, fortalece ainda mais a interatividade e a percepção dos estudantes.
A equipe do GEOFISA Explica planejou o trabalho de produção do vídeo “A Geografia da Paraíba em Versos” em quatro etapas: a) seleção de conceitos e estilo textual b) produção do cordel e seleção de imagens c) gravação e d) edição.
Na primeira etapa foi organizado um roteiro e cronograma de ação, com a listagem de uma sequência de conceitos para ser destacado intencionalmente no texto. O cordel foi a opção escolhida como base textual por se tratar de um estilo literário com forte apelo identitário no estado da Paraíba.
A produção textual, segunda etapa, se destacou por uma atenção especial na distribuição dos conceitos no texto e na sequência uma criteriosa seleção de imagens. As imagens, além de atender a demanda cênica, também seguiram a lógica de localização e conceitual destacadas nos respectivos quadros.
Durante a gravação, foi utilizado basicamente material de papelaria (papel colorido, fita adesiva, palitos, cola, tesoura, etc.), fotografias impressas, câmera de celular e tripé, compondo assim a dinâmica da terceira etapa.
O processo de edição, quarta e última etapa, consistiu em sequenciar os quadros respeitando a cadência da narração para finalmente inserir a trilha sonora, sob os comandos do programa de edição de vídeo e áudio disponível. Uma vez concluídas todas as etapas, foram definidas as estratégias de divulgação nas redes sociais.
Resultados prévios:
A produção de vídeos curtos, voltados para a Geografia e dinâmicas socioambientais, além de aprofundar conhecimentos, estabelece uma melhor interação da universidade com a sociedade, divulgando, assim, atividades de pesquisa próprias da Geografia do Brasil, com ênfase na região Nordeste, a partir de uma abordagem cultural. A assimilação de tais temáticas na comunidade escolar integra a sala de aula com as diferentes regiões de forma participativa
O presente projeto, embora apresente uma abordagem geográfica, também pode ser associado às outras áreas do conhecimento, com uma diversidade de análises e reflexões nas diferentes realidades dos estudantes brasileiros (fig. 1).
FIGURA. 1: Alunos do terceiro Ano EM assistindo o vídeo “A Geografia da Paraíba em versos”.
Foto: Luís R. Halama, 30/04/2023, Curitiba, PR.
A divulgação do vídeo “A Geografia da Paraíba em Versos” pelas redes sociais, em 22 de março de 2023, alcançou em menos de seis horas cerca de 2.900 contas e aproximadamente 3300 reproduções (fig. 2). Por se tratar de um material livre para o acesso e reprodução, não é possível quantificar seu real alcance.
Abaixo, disponibilizamos o vídeo:
FIGURA 2: Registro referente ao primeiro dia de divulgação do vídeo “A Geografia da Paraíba em Versos” em rede social.
Fonte: GEOFISA-UFPB, 22/03/2023.
Embora os resultados imediatos sejam incompatíveis com o real alcance do vídeo em questão, é possível verificar a importância em se utilizar de recursos tecnológicos no ensino de Geografia, ampliando assim as dinâmicas voltadas à diversificação metodológica.
Conclusão
A utilização de recursos audiovisuais, de fato, pode representar resultados significativos no processo ensino-aprendizagem, entretanto, sempre é importante enfatizar que essas ferramentas digitais não substituem a mediação e/ou condução no diálogo com os alunos. A leitura e interpretação do espaço geográfico, portanto, é enriquecida pela variação de metodologias e recursos didáticos a partir de um planejamento adequado à realidade e aos objetivos pretendidos.
A utilização do vídeo “A Geografia da Paraíba em Versos” sob uma dinâmica interativa, faz com que os alunos possam identificar conceitos já trabalhados anteriormente em conexão com a narrativa de cordel, a música regional de fundo e as imagens expostas sucessivamente, em uma proposta de múltiplas linguagens comuns à faixa etária dos estudantes do ensino fundamental 2 e Ensino Médio. A continuidade da proposta original em outras escalas, considerando a complexidade em representar as demais regiões brasileiras em um curto intervalo de tempo, consiste em um desafio ainda em análise.
Independente dos resultados constatados e daqueles que ainda ocorrerão, o aspecto de maior relevância pode ser atribuído na aproximação da universidade, por meio de seus projetos e conhecimentos, com a educação básica, se possível, em todo o território brasileiro.
Referências
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MORAIS, I. R. D. Diferentes linguagens no ensino de Geografia: novas possibilidades. In: ALBUQUERQUE, M.A.M.; FERREIRA, J.A.S. (Orgs.). Formação, pesquisa e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013
SULAIMAN, Samia Nascimento e TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini. Estudo do Meio: Uma Contribuição Metodológica à Educação Ambiental. Revista eletrônica. Mestrado Educação Ambiental, v. 21, julho a dezembro de 2008.
SCHUCK, R. J.; CAZAROTTO, R. T.; SANTANA, E. L. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista. V. 27, n.3, p.1131-1154. Uberlândia, MG: set./dez./2020.